Conheça um pouco mais sobre LER:
Ler é um tipo de Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho(DORT). É classificado como LER toda a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitação etc.
Doenças que são adquiridas por esforço repetitivo:
Sinovite: É uma inflamação da membrana sinovial, que por sua vez produz o líquido sinovial, um gel viscoso que tem por função primária a lubrificação das estruturas as quais recobre. É causada por traumas agudos, uso excessivo ou repetitivo de uma determinada articulação, infecção, reação humoral ou metabólica.
Tendinite secundárias a esforços repetitivos: Inflamação do tendão causadas por esforços prolongados e repetitivos, há vários tipos de tendinite:
- Tendinite do abdutor de polegar: ocorre em indivíduos que jogam vídeo-game.
- Tendinite de flexores: Ocorre em digitadores.
- e vários outros.
Tenossinovite: Inflamação da membrana que recobre o tendão, esta membrana tem função de lubrificar e nutrir o tendão. A causa da inflamação pode ser desconhecida, ou pode ser resultado de: doenças que causam inflamação, infecção, lesão, esforço excessivo, distensão.
Síndrome do Canal de Guyon: Paralisia do nervo ulnar secundário à compressão deste nervo na face lateral do punho, em sede anatômica conhecida como Canal de Guyon. Pode ser causada pelo uso de ferramentas, instrumentos de trabalho ou atividades que comprimam mecanicamente a base da mão, vibração, movimentos repetitivos com força associada etc.
Síndrome do túnel do carpo: pressão no nervo médio - o nervo do punho que fornece sensação e movimento para partes da mão. Ela pode levar a dormência, formigamento, fraqueza ou danos musculares na mão e nos dedos. Pode ser causada por movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais, por quedas e fraturas, inflamações, por causas hormonais e medicamentos.
e outras como patologias do ombro, do cotovelo etc.
Como prevenir?
As posturas inadequadas, que advém de um posto de trabalho mal dimensionado, ou que não se ajuste às variações antropométricas de cada indivíduo, e os movimentos repetitivos são alguns dos fatores que mais predispõem o aparecimento das LER. Os ritmos excessivos, a postura rígida, a ausência de pausas, a pouca liberdade do trabalhador, além da pressão pelos superiores, também são contribuições para o surgimento das LER. Então a melhor prevenção é observar possíveis fatores de risco e saber qual a melhor posição para exercer algum tipo de serviço.






Nenhum comentário:
Postar um comentário